sábado, 29 de maio de 2010

Bom, recebi umas imagens e nos posts que seguem vou mostrar como seria o mundo sem algumas Engenharias. Espero que gostem.

Pra começar, vou falar da Engenharia de computação que, de acordo com a Wikipédia, é uma combinação de Engenharia eletrônica com ciência da computação.

O profissional dessa área possui formação plena em Engenharia e uma sólida formação técnico-científica e profissional, que o capacita a especificar, desenvolver, implementar, adaptar, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais, bem como perfazer a integração de recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades informacionais, computacionais e da automação de organizações em geral.

Como seria o mundo sem a Engenharia de computação?

+/- assim:




O mundo sem engenheiros [parte 2]

A Engenharia de hoje é a eletrônica.

De acordo com a Wikipédia, os profissionais formados nessa área da Engenharia lidam com a energia elétrica essencialmente no modo de controle, trabalhando com grandezas elétricas de pequena amplitude e de elevadas frequências, os chamados sinais elétricos ou eletrônicos e essa é dua distinação com relação à Engenharia elétrica, que trabalha no lado macro da coisa.

Como seria o mundo sem a Engenharia eletrônica?

+/- assim:




O mundo sem engenheiros [parte 3]

Continuando essa microsérie, hoje é o dia dos Engenheiros aeronauticos.

A Engenharia aeronáutica, de acordo com a Wikipédia, é o ramo da Engenharia encarregado do projeto de aviões, helicópteros e naves espaciais. Engenharia aeronáutica é uma área de estudo complexo que envolve o estudo de projeto de aeronaves, manutenção, certificação de aeronavegabilidade e áreas científicas. Em muitas universidades, a Engenharia aeronáutica está especialmente ligada à Engenharia mecânica, sendo lecionada Engenharia mecânica com ênfase em aeronaves.

Como seria o mundo sem a Engenharia aeronáutica?

+/- assim:




O mundo sem engenheiros [parte 4]

Continuando, a Engenharia de hoje é a mecânica.

Como não conheço todos os cursos, as descrições de cada um deles eu tenho de buscar na internet. A fonte mais rápida e fácil? Wikipédia. Segundo a mesma, a Engenharia mecânica é a aplicação de matemática e ciências básicas, principalmente física, na concepção, construção, análise, manutenção e operação de sistemas mecânicos.

Como seria o mundo sem a Engenharia mecânica?

+/- assim:




O mundo sem engenheiros [parte 5]

Penúltimo post, hoje é a Engenharia Civil que, de acordo com a Wikipédia, é o ramo da Engenharia que projeta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da Engenharia hidráulica fluvial e da hidráulica marítima, assim como da Engenharia sanitária.

O Engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reformas. Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento e destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, as redes de instalações elétricas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados.

Como seria o mundo sem a Engenharia civil? +/- assim




O mundo sem engenheiros [parte 6]

Hoje, Engenharia de telecomunicações. Como não achei na Wikipédia, a fonte hoje é outra. De acordo com esse site aqui, a Engenharia de telecomunicações (ou comunicações) visa formar profissionais com perfil adequado às novas e rápidas mudanças tecnológicas, dando ênfase à análise de enlaces e arquitetura de redes de comunicações, ao estudo de sistemas de acesso de alta velocidade, às redes de computadores, à Engenharia de tráfego, à teoria da informação, às comunicações digitais, às comunicações ópticas, aos sistemas celulares, às redes sem fio em geral, à propagação das ondas de rádio, ao processamento digital de sinais, aos sistemas de vídeo digital e aos novos padrões da teleinformática. (ctrl+c/ctrl+v)

Como seria o mundo sem a Engenharia de telecomuniações? +/- assim:



Curtiram? Pena que acabou. Infelizmente só recebi essas 6 imagens. Não sei se existem outras.
matéria retirada do blog http://blog.uniararas.br/engenharia_mecanica/

O engenheiro Mecânico e seus atributos


A Engenharia Mecânica é a área da engenharia em que os conhecimentos de matemática e de física são utilizados para projetar, construir e operar sistemas mecânicos. Os Sistemas Mecânicos englobam os orgãos de máquinas, a termodinâmica, a climatização, a termotécnia, a mecânica dos fluidos, a mecânica dos materiais, as máquinas térmicas, etc.

A Engenharia Mecânica está intimamente relacionada à engenharia de materiais, engenharia térmica e engenharia industrial. Pois durante a concepção de qualquer produto o engenheiro precisa definir qual o material com as propriedades mais adequadas e com menor custo para aquela aplicação e qual o processo de fabricação daquela peça. Pode optar entre moldagem, conformação, usinagem, forjamento, extrusão etc.

E qual dentre estes processos terá menor impacto ambiental e esta avaliação envolve questões de gasto de matéria-prima e energia, entrando assim na engenharia térmica. Engenharia mecânica é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve e projeta máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Também supervisiona sua produção. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção.

Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Pode dedicar-se às vendas ou muitas das vezes dedica-se ao empreendorismo sendo gestor dos seus proprios negocios.

O engenheiro e a Sustentabilidade

A percepção da importância da sustentabilidade social vem crescendo muito nos últimos anos. A complexidade dos assuntos abordados e a dificuldade em tratá-los, seja pelos seus vários desdobramentos ou pelo grande número de partes envolvidas, têm impedido que se avance muito em relação à posição atual.O conceito da sustentabilidade social apóia-se no direito que todas as pessoas têm às mesmas condições e permitir que os menos favorecidos possam ascender socialmente, conseguindo, assim, participar da distribuição de renda e de bens gerados no País.
Baseando-se nesse coceito o profissional da área de Engenharia mecânica contribui de forma significativa para que isso se torne mais viavel pois a função do engenheiro é gerenciar e desenvolver produtos e serviços que venham a otimizar o desempenho dotrabalho e a vida das pessoas que estão inseridas nesteprocesso contribuindo paralelamente para a buscadatão desejada sustentabilidade social.