sábado, 29 de maio de 2010

O engenheiro Mecânico e seus atributos


A Engenharia Mecânica é a área da engenharia em que os conhecimentos de matemática e de física são utilizados para projetar, construir e operar sistemas mecânicos. Os Sistemas Mecânicos englobam os orgãos de máquinas, a termodinâmica, a climatização, a termotécnia, a mecânica dos fluidos, a mecânica dos materiais, as máquinas térmicas, etc.

A Engenharia Mecânica está intimamente relacionada à engenharia de materiais, engenharia térmica e engenharia industrial. Pois durante a concepção de qualquer produto o engenheiro precisa definir qual o material com as propriedades mais adequadas e com menor custo para aquela aplicação e qual o processo de fabricação daquela peça. Pode optar entre moldagem, conformação, usinagem, forjamento, extrusão etc.

E qual dentre estes processos terá menor impacto ambiental e esta avaliação envolve questões de gasto de matéria-prima e energia, entrando assim na engenharia térmica. Engenharia mecânica é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve e projeta máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Também supervisiona sua produção. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção.

Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Pode dedicar-se às vendas ou muitas das vezes dedica-se ao empreendorismo sendo gestor dos seus proprios negocios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário